Zoetis divulga nota de esclarecimento sobre vacina

A Zoetis esclarece que são falsos os conteúdos que associam o atual surto de Coronavírus humano (SARS-CoV-2) ao Coronavírus Entérico Canino (CCoV). Este é o momento de sermos ainda mais responsáveis com o compartilhamento de informações sobre o vírus.

Não devemos associar os produtos veterinários à recente pandemia de COVID-19 (SARS-CoV-2), pois se trata de espécies diferentes (humanos e cães) e vírus diferentes que, apesar de pertencerem à mesma família, têm características distintas e não possuem os mesmos hospedeiros e capacidade de provocar doença.



Imagem de Pete Linforth por Pixabay

A diferença entre os vírus

Os Coronavírus pertencem à família Coronaviridae. Nessa família, temos os gêneros Alfa e Betacoronavírus, que geralmente infectam mamíferos, enquanto os Gama e Deltacoronavírus geralmente infectam pássaros e peixes. O Coronavírus canino, que pode causar diarreia leve, e o Coronavírus felino, que pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), são ambos Alfacoronavírus. Estes já são conhecidos há décadas e não são transmitidos aos seres humanos e não estão associados ao atual surto de Coronavírus. Vacinas Vanguard® contra o Coronavírus canino

As vacinas Vanguard®HTLP 5/CV-L (V8) e Vanguard® Plus (V10) são produtos devidamente registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de uso exclusivo pelos médicos-veterinários para aplicação apenas em cães.

A Vanguard®HTLP 5/CV-L (V8) é indicada para a prevenção de Cinomose canina, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose respiratória, Parainfluenza canina, Parvovirose canina e Coronavirose canina. Além dessas doenças virais, a vacina também protege contra a Leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae).

A Vanguard® Plus (V10) é indicada para a prevenção de Cinomose canina, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose respiratória, Parainfluenza canina, Parvovirose canina e Coronavirose canina). Além dessas doenças virais, a vacina também protege contra a Leptospirose (sorovares Canicola, Icterohaemorrhagiae, Pomona e Grippotyphosa).

O uso indevido dos produtos acima em quaisquer espécies fora da indicação oficial em suas bulas pode ocasionar graves reações adversas, uma vez que o produto não é destinado a outra espécie que não a canina. As vacinas da Zoetis são indicadas apenas para aplicação em cães e contêm cepas inativadas do Coronavírus Entérico Canino (CCoV). Este vírus, apesar de pertencer à família Coronaviridae, não é relacionado ao atual vírus humano que causa a COVID-19 (SARS-CoV-2), e destina-se somente à prevenção da doença gastrointestinal causada por ele em cães.

As vacinas Vanguard® Plus e Vanguard®HTLP destinam-se somente a proteger contra o Coronavírus Entérico Canino, não havendo qualquer evidência de que elas tenham algum papel na prevenção da COVID-19 em cães e muito menos em seres humanos.

Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br Fonte: Interfuse Communications





...

43 visualizações

Editora

Editora Share Publicações Segmentadas Ltda
CNPJ: 24.039.946/0001-20

Revista

Logo vetshare site.jpg

Canal

Logo Panorama V&S ok -_POSITIVO.png