Tratamento da otite externa canina em só uma dose

Lançado há um ano pela Elanco, Neptra® mudou a forma de tratar essa afecção que causa tanto incômodo e dor nos pets

Neptra®, medicamento lançado pela Elanco Saúde Animal para revolucionar a forma de tratar otite externa canina, está completando um ano no Brasil. O produto, lançado anteriormente nos Estados Unidos, México, Canadá, Inglaterra e União Europeia, teve forte adesão pelos tutores brasileiros que puderam, finalmente, contar com um medicamento de aplicação única, realizada pelo médico-veterinário na clínica. Com isso, os tutores têm a tranquilidade de não precisar fazer tratamentos prolongados em casa, sob o risco de não obter o resultado desejado, além de passar por momentos estressantes com seu cão.

Crédito foto: iStock - didesign021

“Acreditamos que o bem-estar dos animais de estimação é fundamental para proporcionar alegria e bem-estar às pessoas. Esse é um dos propósitos da Elanco e o Neptra® vem, justamente, como parte desse objetivo. Ele representa um marco na história do tratamento da otite canina. É um produto inovador que foi desenvolvido com foco na qualidade de vida dos cães e facilidade para o tutor. Neptra® atende a todos esses requisitos, sendo o único medicamento para otite externa canina aplicado pelo médico-veterinário em só uma dose”, afirma Karina Toledo, coordenadora de marketing da linha de terapêuticos da Elanco.

Pesquisas (1) indicam que mais da metade (55%) dos tutores consideram difícil aplicar medicamentos no ouvido do cão duas vezes ao dia, durante duas semanas. A maioria (70%) prefere um tratamento em só uma dose aplicada pelo médico-veterinário a medicamentos administrados em casa (1).

Além da conveniência proporcionada pela aplicação única, o tutor tem a certeza de que o produto será administrado corretamente. “Hoje, a evolução tecnológica na medicina veterinária oferece um medicamento específico para cães que só tem uma aplicação - isso é uma grande revolução. Sabemos o quanto o tratamento em várias aplicações é complicado para o tutor e para o animal. Para os médicos-veterinários, existe sempre a preocupação e compromisso em se realizar o tratamento de forma adequada e eficaz. Neptra® confere segurança e conveniência, além de tranquilidade para o tutor e qualidade de vida para o cão'', afirma Tatiana L. R. Pavan, médica-veterinária e consultora técnica da Elanco.

Neptra® possui uma composição exclusiva ideal para ser a primeira escolha no tratamento da otite externa e, por isso, não deve ser reservado para os casos mais complicados. O medicamento contém florfenicol (2), um antibiótico já consagrado para o tratamento da otite externa que proporciona atividade de amplo espectro e é eficaz contra Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus intermedius e Staphylococcus pseudointermedius. Também possui cloridrato de terbinafina, um antifúngico potente inibidor seletivo da síntese de ergosterol (componente essencial das membranas celulares de leveduras e fungos), eficaz contra Malassezia pachydermatis (fungo frequentemente associado à otite externa); e, por fim, é composto também por furoato de mometasona, um corticoide com potente ação anti-inflamatória e antipruriginosa.

O corticosteroide presente na formulação de Neptra® é um forte aliado no tratamento da otite externa canina. Isso se deve ao fato de que controlar a inflamação é imprescindível no tratamento dessa afecção, visto que o processo inflamatório tem papel determinante no desenvolvimento da doença, por atuar como fator primário dessa condição.

Uma pipeta contém 1 ml da solução e trata cães de todos os portes. Estudos indicam resultados excelentes e duradouros. No estudo clínico, observou-se melhora clínica de 73% dos casos e essa melhora persistiu por um período superior a 28 dias (3).

Os animais de estimação são cada vez mais importantes na vida de milhares de famílias do mundo todo. Para proporcionar mais saúde aos pets, a medicina veterinária também evoluiu. Neptra® representa uma revolução de eficácia comprovada que confere segurança para o médico-veterinário, conveniência para o tutor e conforto para os cães.

Referências bibliográficas

(1) - Dog Owner Compliance Evaluation, June 2019, n=20000 dog owners from FR/IT/ES/DE/NL/BE/UK/AU

(2) - Sue Paterson, 2018. The use od antibiotics and antimycotics in otitis. UK Vet Companion Animal, (23), 11, 608-613

(3.) - Blake J Dvm, Keil D Dvm PhD, Kwochka K Dvm, Palma K PhD, Schofield J Dvm. Evaluation of a single-administration ototopical treatment for canine otitis externa: a randomised trial. Vet Rec Open. 2017 Nov 14;4(1):e000219. doi: 10.1136/vetreco-2017-000219. PMID: 29177053; PMCID: PMC5687536.

Informe