PremieRpet® divulga vencedores do seu 8º. Prêmio de Pesquisa

A iniciativa contempla os melhores trabalhos sobre nutrição de cães e gatos de profissionais e estudantes de medicina veterinária e zootecnia


Informações assessoria de imprensa, edição da redação


O investimento na geração de conhecimento científico é um dos fatores fundamentais para impulsionar a evolução na área de nutrição de cães e gatos no Brasil. Por isso, a PremieRpet® reconhece e destaca o trabalho de pesquisadores por meio de seu Prêmio de Pesquisa, que está na oitava edição e acaba de registrar seus ganhadores.




O Prêmio de Pesquisa faz parte de uma série de ações e investimentos permanentes da PremieRpet® para fomentar o conhecimento, que contemplam parcerias com universidades, financiamento de pesquisas, realização de eventos científicos, investimentos no Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN), dentro do parque fabril da PremieRpet®, e no Centro de Pesquisas na FMVZ/USP de Pirassununga (CEPEN pet), que consolida a maior parceria público-privada do segmento.


Incentivo ao conhecimento


A diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet®, Madalena Spinazzola, destaca que o Prêmio de Pesquisa proporciona incentivo e reconhecimento aos pesquisadores que se dedicam à nutrição de cães e gatos, fomentando ano após ano o desenvolvimento do setor.


“Promovemos o estreitamento do vínculo entre as áreas acadêmica, clínica e a indústria, gerando resultados efetivos que envolvem os cuidados com a nutrição, o manejo alimentar e a inovação em produtos com conceitos nutricionais diferenciados”, completa Madalena.


O professor doutor Marcio Antonio Brunetto, responsável pela disciplina de Nutrição de Cães e Gatos na FMVZ/USP e Coordenador do Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos - CEPEN pet, foi o orientador da primeira e da terceira colocada desta edição, bem como de ganhadores em edições passadas. Ele destaca a alta relevância desse investimento contínuo realizado pela PremieRpet®.


“O prêmio é um reflexo de todo o empenho e envolvimento para tornar as pesquisas cada vez mais consolidadas no Brasil e no exterior. É uma iniciativa que promove na prática o desenvolvimento dos pesquisadores, mobilizando alunos e acadêmicos rumo à geração de conhecimento”, aponta.


O 8º. Prêmio de Pesquisa PremieRpet® recebeu 21 trabalhos originados em 7 universidades de todo o Brasil. Todos os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais do Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN) da PremieRpet®, além da especialista internacional convidada Dra. Cecília Villaverde Haro, membro da European Society of Veterinary and Comparative Nutrition, e da Drª. Luciana Domingues, médica-veterinária, mestre e doutora em nutrição de cães e gatos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Unesp. A metodologia utilizada garante o anonimato dos candidatos em todas as etapas da avaliação.



“Quero agradecer à PremieRpet® por essa oportunidade para todos os pesquisadores na área de nutrição de cães e gatos. Foi um trabalho árduo, com anos de pesquisa e análise de dados, então ganhar esse prêmio é muito gratificante, por ver que toda essa dedicação está rendendo frutos importantes. O investimento que a indústria está fazendo no Brasil vai além de incentivar um pesquisador, mas também mostra que nós temos muito potencial e que a pesquisa brasileira impacta no desenvolvimento da pesquisa mundial.”




1º. LUGAR:

Orientada: Mariana Fragoso Rentas

Orientador: Prof. Dr. Marcio A. Brunetto

Trabalho: Análise metabolômica aponta influência de biomarcadores consequentes a obesidade felina na evolução de outras comorbidades

Prêmio: Participação no ACVIM Forum 2022



“Essa conquista é importante como reconhecimento de todo estudo realizado para o desenvolvimento da pesquisa, principalmente após o período crítico de pandemia. O prêmio é um incentivo à produção científica de qualidade, para que mais avanços na área sejam realizados e difundidos, promovendo cada vez mais o conhecimento sobre a nutrologia de cães e gatos. Nosso trabalho compila estudos científicos sobre o fornecimento de amido e proteína na nutrição de gatos saudáveis, um assunto relevante e bem discutido pela comunidade científica.”

2º. LUGAR:

Orientada: Camila Goloni

Orientador: Prof. Dr. Aulus Carciofi

Trabalho: Consumo de proteína e amido na composição corporal, gasto energético, saciedade, atividade física voluntária e metabolismo de água de gatos domésticos

Prêmio: participação no 41º Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA



“Todos os anos me sinto estimulada a participar do Prêmio de Pesquisa PremieRpet® pela sua importância e relevância no desenvolvimento da ciência. Este ano tive a surpresa de receber o 3º. lugar e fiquei muito honrada por esse título que, sem dúvidas, me incentiva a continuar sendo pesquisadora. As pesquisas trazem inovações na área de nutrição de cães e gatos, como é o caso da determinação de disbiose em cães e gatos, um tema de grande relevância, mas ainda pouco abordado.”






3º. LUGAR:

Orientada: Mariana Pamplona Perini

Orientador: Prof. Dr. Marcio A. Brunetto

Trabalho: Vantagens e desvantagens das diferentes ferramentas moleculares para avaliação da disbiose intestinal em cães e gatos

Prêmios: kindle e e-book ”Applied Veterinary Clinical Nutrition” (Andrea J. Fascetti e Sean J. Delaney)