Será realizado de 8 a 10 de Novembro, na Capital Paulista, o III Curso de Dor e Analgesia em Pequenos Animais. O evento é destinado a profissionais, pós-graduandos ou graduandos de Medicina Veterinária.

Descrição
A dor é considerada o quinto sinal vital. Atualmente tem destaque na medicina veterinária, seja pela grande incidência na rotina, pela dificuldade de tratamento em casos crônicos e principalmente pelo impacto direto na qualidade de vida dos pacientes. Os estudos sobre analgesia em animais têm avançado nos últimos anos, cabendo ao médico veterinário constante atualização sobre o assunto para oferecer o melhor tratamento analgésico ao seu paciente. Compreensão dos aspectos atuais sobre a fisiopatologia, identificação e avaliação da dor, além das novas abordagens terapêuticas. Serão abordados desde o tratamento através de medicações usuais como opioides e adjuvantes, até novas abordagens como opções cirúrgicas, reabilitação e utilização de bloqueios regionais. O aluno ao final do curso terá um panorama geral e atual, desde a fisiopatologia até a instituição do tratamento anti-álgico em seu paciente.
III Curso de Atualização de Dor em Pequenos Animais
Público Alvo:Profissionais, pós graduandos ou graduandos de Medicina Veterinária
Data: 8, 9 e 10 de Novembro de 2019.
Número de Vagas: 20 vagas
Categoria: Presencial
Carga Horária: 20 horas
Material: O material do curso será fornecido online, em formato digital.
Coordenação: Profa. Dra. Teresinha Martins Profa. Maira Formenton
Como Chegar: Fisioanimal - SEDE Rua Marco Aurélio, 399, Lapa/Vila Romana São Paulo/ SP/ CEP 05048-000 + A partir do Metrô Vila Madalena – linha VERDE Ônibus: Lapa 817C (pedir para descer na altura do Hospital Metropolitano) +Por trem: Estação LAPA CPTM, saindo da estação, em frente ao Shoppping da Lapa, tomar o ônibus Clínicas 817C, e pedir para descer no ponto do referente ao Hospital Metropolitano. A Fisioanimal estará em frente. Acomodações Sugeridas: Ibis Paulista Av. Paulista, 2355 - Bela Vista, São Paulo - SP, CEP: 01311-300 Telefone: (11) 3523-3000 Fácil acesso ao metrô – Linha Verde.
Programação:
Sexta-Feira, 8 de novembro de 2019.
18:30 – 19:00 Recepção com Coffee Break e entrega de material.
19:00- 20:00 Introdução, conceituação e fisiopatologia da Dor Aguda Palestrante: MV MSc. Patrícia Bonifácio Flor
20:00-21:30 Reconhecimento e avaliação da dor em cães e gatos Palestrante: DMV. MSc. Marco Aurélio Amador Pereira
Sábado, 9 de novembro de 2019
09:00 -11:00 - Analgesia no trans e pós-operatório Palestrante: Profa. Teresinha Martins
11:00- 11:20 Coffee Break
11:20 – 12:00 Fisiopatologia da dor crônica Palestrante: Profa. Teresinha Martins
12:00 – 13:00 Definição e tratamento da dor neuropática Palestrante: Profa. Teresinha Martins
13:00 -14:00 Almoço
14:00 – 15:00 Desafios no controle da dor nas doenças articulares degenerativas Palestrante: Profa. Dra. Teresinha Martins
15:00 - 16:00 Dor crônica oncológica – fisiopatologia e tratamento Palestrante: Profa. Teresinha Martins
16:00 - 16:20 Coffee Break
16:20 – 18:00 Analgesia no paciente internado Palestrante: MV MSc Geni Cristina Fonseca Patrício
Domingo, 10 de novembro de 2019
09:00 -10:00 Analgesia em felinos: peculiaridades no tratamento Palestrante: M.V. MSc. Marco Aurélio Amador Pereira
10:00 -11:00 Dipirona: uma excelente escolha no tratamento analgésico multimodal em cães e gatos. Palestrante: M.V. MSc. Marco Aurélio Amador Pereira (FMVZ-USP)
11:00- 11:20 Coffee Break
11:20 – 13:00 Dor em discopatias: porque não usar corticoides Palestrante: Profa. Maira Formenton
13:00 -14:00 Almoço
14:00 – 15:00 Uso de derivados canabinoides no controle da dor Palestrante: Profa. Maira Formento
n 15:00-16:00 – Imobilismo e técnicas de reabilitação na dor Palestrante: Profa. Maira Formenton
16:00- 16:20 Coffee Break
16:20-18:00 Síndrome Dolorosa Miofascial – Demonstração prática na palpação diagnóstica e tratamento Palestrante: Profa. Maira Formenton
Mais informações no site: https://fisioanimal.com/curso/iii-curso-de-dor-e-analgesia-em-pequenos-animais
Fonte: Site Fisioanimal