Franquia sustentável


EcoCão Espaço Pet mostra como empresas do segmento podem contribuir para o meio ambiente. Com iniciativas focadas em sustentabilidade, rede é exemplo de como é possível crescer no mercado e contribuir com todo o ecossistema


Informações da assessoria de imprensa, edição da redação


Na busca por promover um ecossistema que beneficie a sociedade e a natureza, a franquia EcoCão Espaço Pet já nasceu com iniciativas sustentáveis como um dos grandes pilares do seu negócio. “Eco, do nosso nome, está ligado à ecologia, e remete a ideia de ajudar a construir um lugar mais sustentável para todos”, comenta a fundadora e CEO do EcoCão Espaço Pet, Patrícia Sprada. Com alternativas que ampliam os cuidados com o meio ambiente associada à saúde dos pets, a rede vem provando que é possível alinhar o crescimento do negócio com práticas mais sustentáveis.


Uma das medidas adotadas é um sistema de captação da água da chuva, que pode ser utilizada para a limpeza dos ambientes ou para a piscina dos animais do day care nos dias de calor. A franquia também investiu em um sistema de aquecimento solar que substitui a energia elétrica das duchas do banho. “A longo prazo, essas ações podem refletir também na economia do empreendedor, que entende a importância de ajudar a preservar o meio ambiente e ganha em contrapartida a rentabilidade do seu negócio”, conta a executiva. Criada em 2017, a rede conquistou no último ano o faturamento de R$ 600 mil, demonstrando claramente que o crescimento financeiro e o cuidado com o meio ambiente podem andar lado a lado.





Além de medidas estruturais, a EcoCão Espaço Pet apostou na utilização de materiais recicláveis, transformando o que seria lixo em brinquedos para serem utilizados na rotina dos pets. Os copos e sacolas de plástico foram substituídos por materiais à base de papel e saquinhos biodegradáveis para o descarte das fezes dos animais. Patrícia comenta que “a construção de um ambiente ecológico dentro de um negócio pode parecer difícil, principalmente quando falamos da higiene dos animais, mas os cuidados com o meio ambiente podem começar a partir de ações básicas”.


A sede da franquia, por sua vez, concentra o ponto de coleta de óleo de cozinha usado e de outros resíduos que possam ser reciclados. “Temos como parceiros alguns restaurantes que deixam os litros de óleo aqui e nós realizamos o descarte correto”. Essa iniciativa também permite a arrecadação de recursos para aplicarmos em castrações, medicamentos, ração, entre outras necessidades de cães resgatados por ONGs e instituições, por exemplo.


“Criada em 2017, a rede conquistou no último ano o faturamento de R$ 600 mil”

EcosPeloBem

Com forte apelo à sustentabilidade e ligada às causas sociais, a Ecocão Espaço Pet criou, em 2020, na comemoração de aniversário da franquia, o EcosPeloBem, um evento que tinha como propósito a arrecadação de resíduos que são tratados como lixo (pilhas, baterias, eletros e eletrônicos, papéis, tampas e tampinhas de plástico, lacres de latinhas) e, com a venda, destinar a verba para a causa animal. Assim, foi levantado fundos necessários para ajudar na compra de alimentos e de utensílios para os pets em situação de vulnerabilidade. O que era um evento, acabou se transformando em um projeto permanente. Nas palavras de Patrícia, o nome do projeto foi escolhido porque “era uma forma de fazer ecoar as boas ações para ajudar os animais que precisam e o nosso planeta”.


Em parceria com a EcoAngels Educação Sustentável, empresa de educação ambiental para o público infantil, o EcosPeloBem já ajudou mais de 300 animais até o momento e auxilia em diversas ações para ajudar a promover o bem-estar dos pets. “Além dos materiais recicláveis, nós também recolhemos roupas, cobertores e outros itens que podem servir para animais mais vulneráveis”, conta.