Felinos: nutrição adequada é pilar fundamental para um animal saudável

Entender as particularidades sobre a nutrição do pet ajuda a evitar problemas de saúde e colabora para uma maior longevidade



Crédito foto: lifeonwhite em Freepik



Os gatos são carnívoros estritos, com necessidades nutricionais específicas e um metabolismo particular especialista em digestão de proteína de origem animal. Como todos os seres vivos, eles necessitam de uma dieta balanceada para crescer e se desenvolver de maneira saudável, sendo a nutrição um pilar importante para toda a sua vida.


Cada nutriente presente na dieta tem uma função específica no organismo, contribuindo para a manutenção dos tecidos, crescimento e desenvolvimento, e na saúde como um todo. De forma geral, os nutrientes são divididos em duas grandes categorias: essenciais e não essenciais.


“Nutrientes não essenciais são todos aqueles que podem ser metabolizados pelo organismo do pet. Já os nutrientes essenciais não são metabolizados, ou são metabolizados em quantidades menores do que as necessárias para o bom funcionamento do organismo e precisam ser acrescentados à sua alimentação”, elucida a médica veterinária gerente da linha de produtos de nutrição da Avert Saúde Animal, Andrea Nagata.


Deficiências nutricionais ocasionadas por uma dieta mal equilibrada podem promover desde problemas sutis, como queda de pelos e problemas de pele, até quadros graves que envolvem alterações neurológicas significativas. Por isso, é importante que o tutor se atente às orientações do médico-veterinário sobre a alimentação adequada aos gatos.


Dentre os vários nutrientes essenciais para os felinos estão os Ômega-3, ou ácidos graxos essenciais, gorduras poli-insaturadas benéficas ao organismo. Os ácidos graxos mais importantes são o EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido decosa-hexaenoico). Os felinos não têm a capacidade de transformar o ácido alfa linolênico em EPA e DHA, pois apresentam ausência da enzima delta-6-dessaturase que é capaz de sintetizar este nutriente no organismo. Devido a isso, o óleo de peixe é essencial na dieta para alcançar as principais funções do ômega 3. “O EPA tem importante ação anti-inflamatória e os seus maiores benefícios estão relacionados à saúde cardiovascular e articular, já o DHA age no sistema nervoso, especialmente no cérebro, atuando como um neuroprotetor e melhorando os processos cognitivos e motores dos felinos”, Andrea conta.


Ciente de todas as particularidades nutricionais dos felinos e dos desafios de suplementar a alimentação destes animais, a Avert Saúde Animal trouxe para o mercado Ograx Gatos®, suplemento alimentar de Ômega-3 derivado dos peixes marinhos, com apresentação, dose e proporções de EPA e DHA ideais para a espécie. Suas cápsulas ajudam a manter e conservar as propriedades do Ômega-3, tem tamanho diferenciado, são pequenas, palatáveis e de fácil administração. Elas contam também com a tecnologia “twist-off”, pensada especialmente para os animais que apresentam maior dificuldade em ingerir cápsulas em sua alimentação, possibilitando abertura segura e administração do seu conteúdo diretamente no alimento do pet.


O consumo de Ômega-3 para os felinos é importante pois também ajuda no fortalecimento e melhora do funcionamento de diversos órgãos e tem um papel chave na manutenção das articulações saudáveis e flexíveis, auxiliando na prevenção de artrites, artroses e outros problemas. A suplementação com Ograx Gatos® leva em consideração o fato de os felinos serem animais mais criteriosos quanto aos seus alimentos, tendo um paladar mais seletivo e, em alguns casos, rejeitando modificações em sua dieta.


“A Avert é referência em suplementos com Ômega-3 desenvolvidos para os pets e suas necessidades. Agora os gatos podem contar com um suplemento pensado e elaborado especialmente para eles com a qualidade e segurança da marca Avert!”, finaliza Andrea.

Avert Saúde Animal

Avert Saúde Animal é uma divisão da inovadora farmacêutica Biolab e atua no mercado veterinário desde 2013 com o compromisso de colaborar com o acesso às melhores práticas farmacêuticas, para o desenvolvimento contínuo da medicina veterinária brasileira. Possui em sua linha: medicamentos, nutracêuticos e dermocosméticos para cães e gatos e o investimento em tecnologias de produção e busca pela inovação para a saúde e bem-estar animal é constante.


Acesse: www.avertsaudeanimal.com.br


Informações assessoria de imprensa, edição da redação