Composição nutricional dos alimentos úmidos


RESUMO

A marcante presença dos animais como membros da família, em especial os cães e gatos, tem modificado o mercado de alimentos para cães e gatos com o aumento da demanda de rações que satisfaçam o desejo do proprietário em agradar o seu pet. Neste contexto, diversos tipos de alimentos são produzidos, dentre eles os alimentos úmidos. Utilizados principalmente como um agrado ao animal devido a sua excelente palatabilidade, os alimentos úmidos apresentam potencial de mercado podendo ser formulados como um alimento completo e balanceado. A sua composição química, com elevado teor de água e baixo conteúdo energético pode ser uma opção viável no controle de peso e auxiliar na promoção de saciedade, desde que oferecida em quantidade adequada. As dietas úmidas também possuem função importante no controle de desordens do trato urinário de cães e principalmente gatos. Além disso, sua elevada palatabilidade contribui para uma melhor aceitação do alimento para animais que apresentam um apetite seletivo. Dessa forma, as dietas úmidas balanceadas e completas representam uma forma de alimentação viável na nutrição de cães e gatos.

INTRODUÇÃO

Cães e gatos atualmente são considerados membros da família. No Brasil, há mais de 132 milhões de animais estimação, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Calcula-se que os lares brasileiros possuam mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de felinos. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) divulgou os dados de mercado consolidados em relação ao ano de 2016. O faturamento total foi de R$ 18,9 bilhões e com crescimento de 4,9% sobre o ano anterior. Em 2015, o montante foi de R$ 18 bilhões. Entre os segmentos da indústria para animais de estimação, o de alimentos continua a ser o maior, com 67,5% do faturamento, representando uma grande parcela de cuidados gerais para animais de estimação. Segundo pesquisa Euromonitor International de 2016 sobre o mercado de alimentos para cães e gatos no Brasil, considerando o total de vendas em toneladas de alimentos para gatos, 96,7% são alimentos secos e 3,3% são alimentos úmidos. No caso dos cães, 98,92% das vendas são de alimentos secos, 0,37% de alimentos úmidos e 0,68% de petiscos.

Confirmando esses dados, estudos de Krebs e Trevisan (2016) indicam que 92,1% dos proprietários apresentaram uma preferência por rações secas em detrimento as dietas úmidas. Ainda de acordo com o estudo essa escolha é baseada na crença de que o alimento úmido não apresenta uma composição nutricional balanceada e de que este alimento não é suficiente para o animal.

Dessa forma, observa-se que o mercado de alimentos úmidos para cães e gatos, especialmente para gatos, ainda apresenta um elevado potencial de crescimento. Para tanto se faz necessário o esclarecimento dos proprietários sobre os possíveis benefícios desse alimento para cães e gatos, além de suas possibilidades de uso. Para gatos, o uso de alimentos úmidos está vinculado a maior ingestão hídrica e possível ação benéfica no trato urinário. Para cães, a utilização se torna mais restrita devido ao elevado custo associado a quantidade de alimento necessária para atender a demanda diária de nutrientes do animal.

Leia artigo completo na edição 32 da Revista Veterinary&Science.

Ana Paula Judice Maria

Doutora em Medicina Veterinária com ênfase em Nutrição de Cães e Gatos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista – FCAV/UNESP, campus de Jaboticabal (SP).

Ludmilla Geraldo Di Santo

Mestre em Medicina Veterinária com ênfase em Nutrição de Animais Selvagens, Cães e Gatos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista – FCAV/UNESP, campus de Jaboticabal (SP).

Bruna Agy Loureiro

Doutora em Zootecnia com ênfase em Nutrição de Cães e Gatos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista – FCAV/UNESP, campus de Jaboticabal (SP).

#dietaumida

0 visualização

Editora

Editora Share Publicações Segmentadas Ltda
CNPJ: 24.039.946/0001-20

Revista

Logo vetshare site.jpg

Canal

Logo Panorama V&S ok -_POSITIVO.png