Um novo olhar para o canal de vendas e distribuição do setor pet


O setor pet e veterinário é um dos que mais cresce no Brasil e nada melhor que crescer aprendendo com o que há de melhor em outros setores. E para isso é importante olhar para fora e interagir com profissionais diversos. Na área de canal de vendas e distribuição a redação foi conversar com Pedro Luiz Roccato, consultor, palestrante internacional, presidente e CEO do Grupo Direct Channel, autor de oito livros publicados nos Brasil, Estados Unidos, Canadá e México, fundador e presidente do Conselho de Canais de Vendas e Distribuição do Brasil.

E para disseminar seus conhecimento e experiências, Roccato realiza eventos no formato “talkshows” e explica como funciona. “Como tenho um ótimo trânsito nos segmentos que atuo, como tecnologia, telecom, seguros, imobiliário, saúde, alimentos, automobilístico, varejo, óleo & gás, governo e outros, especialmente junto aos principais executivos de empresas nacionais e multinacionais, é comum receber convites para mediação de painéis de tendências e debates, bem como no formato de talkshow, onde entrevisto os executivos sobre movimentos de mercado, tendências e demais movimentos de cada setor”.

É uma ótima e diferente opção de formato para ser aplicado nos eventos do mercado pet. “Este modelo tem enriquecido o evento das mais variadas empresas, visto que inspira credibilidade externa de uma consultoria de mercado isenta. No caso específico do segmento pet e veterinário, acredito que poderiam ser desenvolvidas inúmeras atividades visando a aproximação dos fabricantes e demais fornecedores de sua cadeia de vendas e distribuição, ou seja, das lojas, clínicas, profissionais liberais etc”.

O formato de discussão de temas relevantes para o setor, destaca Roccato, enriquece muito toda a cadeia, especialmente porque possibilita a evolução comparativamente a boas práticas utilizadas em outros setores, que poderiam ser facilmente aplicáveis no setor de pet e vet.

Outro formato interessante desenvolvido há mais de 14 anos é a de levar profissionais do Brasil para eventos internacionais para troca de experiências, como é o caso da Delegação Oficial Brasileira para a NRF, o principal evento de varejo que acontece anualmente em New York em janeiro, que Roccato organiza como coordenador da delegação. “No evento contamos com a participação de todos os setores do varejo online e off-line, inclusive de pet. Discutimos por quatro dias os movimentos e tendências do varejo no mundo, com estudos de casos de sucesso, bem como pela coordenação da delegação, realizo dois dias de visitas técnicas a varejistas em operação nos Estados Unidos que possuem casos de inovação. Esta seria outra iniciativa interessante que poderíamos desenvolver para reciclagem dos profissionais do setor de vet e pet”, avalia.

Segundo Roccato, indiscutivelmente o tema de valor agregado seria muito interessante para toda a cadeia de vendas e distribuição do setor de vet e pet. “Por este tema ajudaríamos a todos a sair da cilada do menor preço e do desconto, uma vez que, com base em nossa metodologia Venda+Valor auxiliaríamos a todos no desenvolvimento de um bom diagnóstico do cliente para uma oferta baseada na proposta de valor, ou seja, nos benefícios e não no menor preço”, explica.

Lançamento

Roccato realizou ontem (6) o lançamento de seu oitavo livro, “O Grande Livro de Canais de Vendas”. Segundo ele, o conteúdo é robusto e muito completo, onde aborda os mais variados temas para uma relação rentável, sustentável e longeva de um elo da cadeia de vendas e distribuição com outro, ou seja, do produtor (fabricante) com seus distribuidores e revendedores (lojas), proporcionando uma jornada positiva do cliente final com a marca. O novo livro já está disponível nas principais livrarias do país. Este ano também terá a segunda edição do livro “Como Vender Valor”, lançado em junho do ano passado no Brasil e que teve sua primeira edição esgotada. “Este é um ano especial para a metodologia Venda+Valor, pois comemoramos sete anos desde o primeiro livro, sendo a segunda edição que disponibilizaremos agora com o intuito comemorativo”, conclui.

Pedro Luiz Roccato: “O formato de discussão de temas relevantes enriquece muito toda a cadeia, especialmente porque possibilita a evolução comparativamente a boas práticas utilizadas em outros setores. No caso específico do segmento pet e veterinário, acredito que poderiam ser desenvolvidas inúmeras atividades visando a aproximação dos fabricantes e demais fornecedores de sua cadeia de vendas e distribuição, ou seja, das lojas, clínicas, profissionais liberais etc”.

Crédito foto: divulgação

Reportagem publicada na edição 34 (Outubro de 2017) pela Revista Veterinary&Science Vet Pet Business

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